Tamanho e dureza das rodas 

     

        "Tamanho de roda? Dureza? Sou iniciante, como isso me afeta?"

 

        O tamanho das rodas pode influenciar a sua patinação em três aspectos:

 

  1. Estabilidade - Rodas muito grandes, fazem com que os patins fiquem altos, o que aumenta a chance de desestabilizar o tornozelo e isso faz com que o pé fique virando com facilidade. Imagina uma criança que não sabe andar aprendendo a caminhar com salto alto, é mais ou menos por aí. Em compensação, patins com rodas menores ficam mais próximos do chão. Estes são mais estáveis.

  2.  Velocidade - Quanto maior a roda mais velocidade você adquire, e como em geral a primeira preocupação dos iniciantes é saber frear, uma roda muito grande vai te causar algum desespero por ficar rápido em poucas patinadas. Como podemos observar nos patins de velocidade, onde existem rodas de até 125mm! Isso torna mais difícil controlar os patins.

  3.  Mobilidade - Se a roda for muito grande, como nos patins de Velocidade, terá menor poder de manobra. É como comparar fazer baliza com um carro pequeno e com um caminhão. Por isso o pessoal da modalidade Slalom utiliza rodas menores e sem espaçamento entre elas, em geral, o tamanho da base onde ficam as quatro rodas é praticamente do tamanho do pé do patinador, isso faz com que seja mais fácil fazer curvas rápidas. 

Patins de velocidade

Patins de street

Patins de slalom

      Agora você deve estar pensando: "Tá, mas qual tamanho de roda eu compro?"   

     Para quem está começando indicamos rodas medianas, o que vai variar de pessoa para pessoa. Uma pessoa pequena, com 1,50m de altura achará confortável rodas de 72 a 80mm, já uma pessoa com 2m de altura ficará bem com rodas de 90mm. Como a maioria da população fica entre 1,60m-1,80m de altura, as rodas de 84mm são muito bem vindas. A grande maioria dos patins recreativos ou patins de entrada, que são patins com custo menor, voltados para quem está começando e não quer fazer grande investimento, apresentam rodas entre 80-90mm.

        Vamos a dureza das rodas!

        As rodas podem ser mais macias ou mais duras, isso interfere na aderência da roda ao chão. Rodas mais macias têm grande aderência, "grudam" no chão e assim diminuem a chance de derrapagem, mas costumam gastar mais rápido. Já as rodas mais duras não aderem tanto ao chão e costumam ter maior durabilidade. A questão da dureza fará diferença para um patinador iniciante, dependendo do tipo de piso do local onde ele for patinar. Se esse patinador for praticar numa quadra com piso muito liso, uma roda mais macia pode lhe atender melhor, mas em geral um patinador iniciante que ainda não fará curvas forçadas que o levem ao risco de derrapar e nem fará força exagerada na passada, não precisa se preocupar com isso. Os patins de entrada, que foram citados anteriormente, têm uma dureza mediana ou mais para dura, já que grande parte dos patinadores que procuram este tipo de patins, querem praticar em locais abertos, como ciclovias e ruas fechadas, onde as rodas de média dureza, tendendo para duras, são mais adequadas e terão maior durabilidade.

        A dureza varia de 74A (muito macia) a 100A (muito dura):

Image © 2009 Carlesa Williams

        Ou seja, é importante saber que quanto maior as rodas, mais rápido será o patins e mais controle exigirá do patinador. Logo, quando as rodas são pequenas, o patins é mais lento e mais fácil de se equilibrar. Avalie para quê o patins será utilizado. Se for para passeios, o ideal é permanecer com as rodas de médio tamanho, como citamos, pois são rodas mais versáteis, encontradas em geral em patins fitness e de Urban. E rodas com dureza mediana, tendendo para dura, também são mais indicadas para quem quer um patins para passeio. 

 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Rio de Janeiro - RJ
Campinas - SP
email: adm@patinacao-la.com
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now