Urban

        Modalidade relativamente nova, com maior expressão a partir de 2008 por conta do lançamento do patins Fusion X3, da Rollerblade. O Urban é uma mistura das modalidades aggressive (street) e fitness, sendo inclusive muito confundida com a primeira. Trata-se de uma modalidade praticada no meio urbano, onde o patinador se desloca em velocidade, saltando, deslizando e desviando dos obstáculos naturalmente encontrado nas ruas. Não é só um passeio, no Urban o patins é frequentemente utilizado como um meio de transporte e, em alguns lugares, é comum vermos os patinadores deslizando entre os carros parados no trânsito. 

          O patinador do Urban busca diversas formas de se deslocar na cidade, adiquirindo mais liberdade em sua patinação, pois ele não se restrita às ciclovias, nem se intimida com escadas, degraus, pisos irregulares, rampas, gramados, boeiros ou muretas.

          Para patinar assim em um local tão diversificado, o patins tem suas especificidades. Sua composição foi a união de um patins de bota rígida como o do agressive, para dar maior estabilidade, mas sem o souplate, nem base com groove (o vão entre as rodas do meio) para encarar corrimão, pois muito dificilmente o patinador aqui utiliza o patins para encaixar e deslizar em quinas e corrimões. A base do patins urbano é de alumínio para aguentar altos impactos nas aterrissagens dos gaps (saltos), também é curta, para dar maior mobilidade, mas suportando rodas maiores, como no patins fitness. Isso proporciona mais velocidade, mesmo em pisos ruins, e permite patinadas de longas distâncias.          

          Assim como no street, o uso de proteção é extremamente recomendado para a prática, como capacetes, joelheiras, munhequeiras e cotoveleiras, além de jeans largo para permitir ampla movimentação, sendo uma camada extra de proteção, porém, não é comum a utilização destas proteções pelos participantes. Estas manobras, pulos e truques, irão exigir do atleta um avançado nível de habilidade para se deslocar entre ciclistas, pedestres, carros, ver e ser visto.

          O Atleta mais conhecido e precursor da modalidade é o Greg Mirzoyan, de nacionalidade francesa. O ex atleta de aggressive, é o representante da categoria pela Rollerblade internacional, promovendo o urban pelo mundo desde 2008 e possuindo uma linha de patins com seu nome.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Rio de Janeiro - RJ
Campinas - SP
email: adm@patinacao-la.com
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now